ArtigosInstrumentos para a saúde mental durante as pandemias

Instrumentos para a saúde mental durante as pandemias

Apesar da preocupação com o Omicron e outras variantes do Covid-19, muito resta à saber sobre  sua periculosidade total.

Todavia, receios são justificados, vistos os danos já causados pelas viroses em todo o Planeta. Teme-se o ressurgimento dos lockdowns, o fechamentos de escolas, o desemprego em massa,  a contínua suspensão  de viagens entre países.  Temem-se mortes a granel, sem que mais uma vez possamos participar dos funerais dos entes queridos.

Apreensão sobre a possibilidade de morte tem sido natural durante as novas ondas da pandemia. Embora conheçamos as medidas básicas de proteção  corporal contra o Covid-19 e o Omicron (higiene manual, uso de mascaras, vacinas, distanciamento social…) , temos  que salvaguardar também a saúde mental. 

Em recente artigo publicado na edição inglesa do Economic Times (*), Julie J. Pin, estudante de pos-doutorado em psicologia na Faculdade de Ciências Psicológicas   da Universidade da Austrália Ocidental, em  Crawley,  recomenda 4 medidas essenciais  para preservar nossos mentes durante as pandemias: prestar atenção à dieta de informacoes submetidas ao cérebro; buscar atividades diarias que  nos façam felizes  conosco e com os outros; ajudar outras pessoas, e consequentemente sermos ajudados; e construir uma caixa de ferramentas mentais, enchendo-a com informações baseadas em ciências exatas, verificadas pelos especialistas.

Grupos de ajuda mútua, em programas de 12 passos, como Alcoólicos Anônimos, reconhecem na Oracão de Serenidade um instrumento forte, e recomendável para a caixa de ferramentas mentais.  Aqui vai o princípio: que consigamos a serenidade necessária para aceitar aquilo que não podemos mudar; a coragem para mudar o que nos for possível, e a sabedoria para saber discernir entre as duas.  

O amanhã não é garantido. Tragédias acontecem, sem nosso controle.

Entrementes, podemos modificar nossa dieta mental, servindo outros e buscando esclarecimento diário.

(*) Economic Times, edição inglesa, 02/11/2021 / Agência PTI – Press Trust of India

Autor

Redação TVPsi
Redação TVPsi
Somos um portal dedicado a saúde mental. Uma resposta ousada à verdadeira pandemia mundial.

Leia mais

- Publicidade -

Últimas Notícias

Veja Também

- Publicidade -