NotíciasFestival Mental arranca esta semana com foco na música, nos "media" e...

Festival Mental arranca esta semana com foco na música, nos “media” e na burocracia dos serviços

A oitava edição do Festival Mental, dedicado à reflexão sobre saúde mental, arranca na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, em Lisboa. O evento, composto por cinema, teatro, oficinas, música e debates, tem como missão principal amplificar a discussão sobre saúde e doença mental no âmbito público.

Após várias edições centradas nos impactos da pandemia de COVID-19, o festival deste ano propõe uma reflexão sobre a saúde mental no contexto da comunicação social e da indústria musical, bem como sobre o impacto da burocracia na saúde mental das pessoas.

A programação inclui a exibição do filme “Listen” (2020), de Ana Rocha de Sousa, que aborda a saga de uma família envolvida na burocracia dos serviços sociais britânicos em relação à guarda dos filhos. Este filme servirá como ponto de partida para uma discussão sobre saúde mental e burocracia, contando com a participação das psicólogas Henda Vieira-Lopes e Liliana Dias, da realizadora Ana Rocha de Sousa, e de Isabel Passarinho, da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

- Advertisement -

No que diz respeito à relação entre saúde mental e música, destaca-se o filme “Tár” (2022), de Todd Field, seguido de um debate moderado pela jornalista Lia Pereira, com a presença da musicoterapeuta Ana Franganito, da psicóloga Cheila Rocha, da compositora Maria Picas e de Sara Baía, da Ordem dos Psicólogos.

O filme “Repórter na Noite” (2014), de Dan Gilroy, protagonizado por Jake Gyllenhaal, que explora os limites do jornalismo, também está na programação do festival. Esta sessão temática sobre saúde mental e mídia será seguida de um debate moderado pela jornalista Florbela Godinho.

Além disso, o festival aborda a temática dos relacionamentos com a exibição do documentário “Un bolso lleno de carteras” (2021), de Leonardo Petralia, seguido de um debate com a participação de Paulo Bastos (jornalista), Rita Sepúlveda (investigadora), Tânia Graça (psicóloga e sexóloga) e Vanessa Damásio (psicóloga).

Entre outros destaques desta edição, também fazem parte da programação, uma oficina de Dança Movimento Terapia e um concerto dos The Ziguais, uma banda fundada por uma associação que apoia pessoas com autismo e suas famílias.

O Festival Mental, organizado pela associação sem fins lucrativos Safe Space Portugal, realiza-se em locais como o Cinema São Jorge, o Espaço Atmosfera M e o parque da Quinta das Conchas, até o 25 de maio.

Autor

Redação TVPsi
Redação TVPsi
Somos um portal dedicado a saúde mental. Uma resposta ousada à verdadeira pandemia mundial.

Leia mais

- Publicidade -
Publicidade

Últimas Notícias

Veja Também

- Publicidade -