NotíciasEm 2021, foram vendidas mais de 28 mil embalagens de antidepressivos por...

Em 2021, foram vendidas mais de 28 mil embalagens de antidepressivos por dia em Portugal

Desde 2019 que o consumo de antidepressivos tem vindo a aumentar em Portugal. Segundo os mais recentes dados do Infarmed, avançados à agência Lusa, aqui citado pelo “Público”, em 2021 foram vendidos em média no País mais de 28 mil embalagens de antidepressivos por dia.

Os valores apenas dizem respeito aos primeiros nove meses do ano. No total foram adquiridas mais de 15,7 milhões de embalagens de sedativos, ansiolíticos, hipnóticos e antidepressivos, alguns comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), onde existiram gastos de 46 milhões de euros.

Em comparação com anos anteriores, é notório o aumento: em 2019 existia uma venda média de 25 mil embalagens de antidepressivos por dia; sobe para as 26 mil em 2020; e passa as 28 mil diárias em 2021.

“Há alterações neuropsiquiátricas em pessoas infetadas ou que tenham estado infetadas decorrentes do efeito direto do vírus SARS-CoV-2 no sistema nervoso central, ou através da ativação de uma resposta imunológica intensa”, explicou a psiquiatra Maria João Heitor à Lusa, aqui citada pelo “Diário de Notícias”.

Segundo a especialista, a pandemia veio alterar o risco de desenvolvimento de doenças psiquiátricas. Os casos são mais graves para quem já tenha uma doença prévia.

“O próprio medo causa essa ansiedade e estas situações também podem levar alguns doentes a ter mais uso de substâncias como álcool ou outras drogas“, continuou o psiquiatra Ciro Oliveira na mesma entrevista.

Disse ainda que os casos de pensamentos suicidas em doentes com patologias mentais também aumentaram nos últimos anos. “Tivemos doentes com tentativas de suicídio porque perderam a atividade económica na sua empresa e estavam em situação de fragilidade económica por causa da pandemia.” 

Defendem também que as consequências da pandemia devem ser mitigadas com a promoção de uma saúde mental.

Fonte: nit.pt

Autor

Redação TVPsi
Redação TVPsi
Somos um portal dedicado a saúde mental. Uma resposta ousada à verdadeira pandemia mundial.

Leia mais

- Publicidade -

Últimas Notícias

Veja Também

- Publicidade -