NotíciasAçores vão ter Comissão para a Saúde Mental

Açores vão ter Comissão para a Saúde Mental

O secretário da Saúde dos Açores disse que está a ser criada uma Comissão para a Saúde Mental, no âmbito de um plano regional já em fase final de elaboração e prestes a ir a Conselho do Governo.

“É uma resposta integrada à saúde mental”, sublinhou Clélio Meneses, na sessão de abertura da “Azores Health Summit”, iniciativa que decorre, na ilha de São Miguel, promovida pelo Hospital do Divino Espírito Santo.

Ainda no âmbito da promoção da saúde mental, o secretário regional da Saúde e Desporto lembrou que foi determinada também a contratação de mais 20 psicólogos para reforço desta área.

O governante, citado em nota divulgada pelo executivo açoriano, reforçou a ideia de que “através da prevenção, do rastreio, dos cuidados primários e da proximidade” é possível atenuar os impactos menos positivos na saúde, dado que “o diagnóstico precoce consegue resolver situações muito mais rapidamente e de forma eficaz”.

O secretário regional sublinhou também que “esta estratégia está já a ser implementada pelas unidades de saúde e pelos hospitais”, exemplificando com pequenas cirurgias em ambulatório, nos centros de saúde, como a situação “mais eficaz para os utentes e para o sistema”.

O titular da pasta da Saúde do Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, assinalou também o projeto de literacia em saúde como “resposta adequada para melhores soluções”.

“A dispersão geográfica e o nosso isolamento faz com que as respostas ao nível da inteligência artificial e novas tecnologias seja um caminho eficaz”, sustentou.

A este propósito, e citado na mesma nota, Clélio Meneses considerou “um desrespeito” as críticas recentes aos profissionais de saúde que usam o telefone, no âmbito das consultas médicas.

“Essa crítica esquece que este é o tempo de utilizarmos todos os meios para darmos melhor resposta de saúde e este é o tempo em que as tecnologias que não necessitam da presença física do doente e do profissional dão a resposta mais rápida e eficaz”, considerou.

A “Azores Health Summit” é um encontro de âmbito regional, dirigido aos profissionais de saúde locais, com presença de especialistas de referência nas áreas da obesidade, tabagismo, saúde mental e rastreios com recurso à inteligência artificial.

O evento decorre até sexta-feira no Teatro Ribeiragrandense e visa analisar a realidade regional e explorar novas respostas às principais problemáticas de saúde no arquipélago, refere a mesma nota do Governo açoriano.

Fonte: Lusa/acorianooriental.pt

Autor

Redação TVPsi
Somos um portal dedicado a saúde mental. Uma resposta ousada à verdadeira pandemia mundial.

Leia mais

- Publicidade -

Últimas Notícias

Veja Também

- Publicidade -