ArtigosO uso de ferramentas melhora nossas habilidades com o idioma

O uso de ferramentas melhora nossas habilidades com o idioma

Nossa capacidade de compreender a sintaxe de frases complexas é uma das habilidades linguísticas mais difíceis de adquirir. Em 2019, pesquisas revelaram uma correlação entre ser particularmente proficiente no uso de ferramentas e ter uma boa capacidade sintática. Um novo estudo, realizado por pesquisadores franceses, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), das universidades Claude Bernard Lyon 1 e Lumière Lyon 2, em colaboração com Karolinska Institutet na Suécia, mostrou agora que ambas as habilidades dependem dos mesmos recursos neurológicos, que estão localizados na mesma região do cérebro . Além disso, o treinamento motor usando uma ferramenta melhora nossa habilidade de entender a sintaxe de frases complexas e vice-versa. O treinamento sintático melhora nossa proficiência no uso de ferramentas. Esses achados podem ser aplicados clinicamente para apoiar a reabilitação de pacientes que perderam algumas de suas habilidades de linguagem. Este estudo foi publicado em novembro de 2021 na revista Ciência.

A linguagem há muito é considerada uma habilidade muito complexa, mobilizando redes cerebrais específicas. No entanto, nos últimos anos, os cientistas revisitaram essa ideia.

A pesquisa sugere que as áreas do cérebro, que controlam certas funções linguísticas, como o processamento do significado das palavras, também estão envolvidas no controle das habilidades motoras finas. No entanto, as imagens cerebrais não forneceram evidências de tais ligações entre a linguagem e o uso de ferramentas. A paleo-neurobiologia também mostrou que as regiões do cérebro associadas à linguagem aumentaram em nossos ancestrais durante os períodos de boom tecnológico, quando o uso de ferramentas se tornou mais difundido.

- Advertisement -

Ao considerar esses dados, as equipes de pesquisa não puderam deixar de se perguntar: e se o uso de certas ferramentas, que envolvem movimentos complexos, depender dos mesmos recursos cerebrais que aqueles mobilizados em funções linguísticas complexas, como a sintaxe?

Exercícios de sintaxe e uso de pinças

Em 2019, o pesquisador do Inserm Claudio Brozzoli, em colaboração com o pesquisador do CNRS Alice C. Roy e sua equipe, mostrou que os indivíduos que são particularmente proficientes no uso de ferramentas também eram geralmente melhores em lidar com os pontos mais delicados da sintaxe sueca.

Com o objetivo de explorar o assunto em maior profundidade, a mesma equipe, em colaboração com a pesquisadora do CNRS, Véronique Boulenger, desenvolveu uma série de experimentos que se basearam em técnicas de imagem cerebral (ressonância magnética funcional ou MRI) e medidas comportamentais. Os participantes foram convidados a completar vários testes que consistiam em treinamento motor usando um alicate de 30 cm de comprimento e exercícios de sintaxe em francês. Isso permitiu aos cientistas identificar as redes cerebrais específicas para cada tarefa, mas também comuns a ambas as tarefas.

Eles descobriram pela primeira vez que o manuseio da ferramenta e os exercícios de sintaxe produziam ativações cerebrais em áreas comuns, com a mesma distribuição espacial, em uma região chamada de “gânglios da base”.

Treino cognitivo

Dado que esses dois tipos de habilidade usam os mesmos recursos cerebrais, é possível treinar um para melhorar o outro? O treinamento motor com pinças mecânicas melhora a compreensão de frases complexas? Na segunda parte do estudo, os cientistas analisaram essas questões e mostraram que esse é realmente o caso.

Desta vez, os participantes foram solicitados a realizar uma tarefa de compreensão sintática antes e após 30 minutos de treinamento motor com o alicate. Com isso, os pesquisadores demonstraram que o treinamento motor com a ferramenta leva a um melhor desempenho em exercícios de compreensão sintática.

Além disso, os achados mostram que o inverso também é verdadeiro: treinamento das faculdades da linguagem, com exercícios para compreensão de sentenças com estrutura complexa, melhora do desempenho motor com o instrumento.

Treinamento motor e exercícios de sintaxe

O treinamento motor envolvia o uso do alicate para inserir pequenos pinos em orifícios que combinavam com sua forma, mas com orientações diferentes.

Os exercícios de sintaxe que foram realizados antes e depois desse treinamento consistiam na leitura de frases com sintaxe simples, como “O cientista que admira o poeta escreve um artigo” ou com uma sintaxe mais complexa, como “O cientista que o poeta admira escreve um artigo.” Em seguida, os participantes tiveram que decidir se afirmações como “O poeta admira o cientista” eram verdadeiras ou falsas. Frases com o pronome relativo de objeto francês “que” são mais difíceis de processar e, portanto, o desempenho foi geralmente pior.

Esses experimentos mostram que, após o treinamento motor, os participantes se saíram melhor com as frases que foram consideradas mais difíceis. Os grupos de controle, que realizaram a mesma tarefa linguística, mas após o treinamento motor com as mãos desprotegidas ou sem nenhum treinamento, não apresentaram essa melhora.

Os cientistas agora estão pensando em como aplicar melhor essas descobertas no ambiente clínico. “Atualmente, estamos elaborando protocolos que podem ser implementados para apoiar a reabilitação e recuperação das habilidades de linguagem de pacientes com faculdades motoras relativamente preservadas, como jovens com distúrbios de desenvolvimento de linguagem. Além dessas aplicações inovadoras, essas descobertas também nos dão uma ideia de como a linguagem evoluiu ao longo da história. Quando nossos ancestrais começaram a desenvolver e usar ferramentas, essa proficiência mudou profundamente o cérebro e impôs demandas cognitivas que podem ter levado ao surgimento de certas funções como a sintaxe ”, finaliza Brozzoli.

FONTE: Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (França)

Comunicado de Imprensa do INSERM

https://presse.inserm.fr/manier-des-outils-ameliore-nos-competences-langagieres/44084/

Autor

Redação TVPsi
Redação TVPsi
Somos um portal dedicado a saúde mental. Uma resposta ousada à verdadeira pandemia mundial.

Leia mais

- Publicidade -
Publicidade

Últimas Notícias

Veja Também

- Publicidade -