Habilitado em Psicanálise Clínica, bacharel em Direito e doutor em Ciência Política, com especialização em Análise de Processo Legislativo, desempenhou diversas funções de Estado na Administração Pública brasileira e aposentou-se como servidor efetivo de carreira do Senado Federal, após 35 anos de trabalho, muitos dos quais dedicados ao Parlamento Latino-Americano. Integra o quadro de Imortais, “de notória competência e saber” da ANE – Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais.
É carioca, tem quatro filhos e três netos. Morou, trabalhou e estudou em vários países das Américas, Ásia e Europa.
Frequentou instituições de ensino de reconhecida excelência, como a Faculdade Nacional de Direito da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro; UCLA – Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Universidade Panthéon-Sorbonne, em Paris, dentre outras.
É casado com a psicóloga Paula Amine Fogaça Portocarrero, presidente da TV PSI.
Por seis anos, foi Vice-Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior do Brasil (FCCE). Atualmente, é Diretor Executivo do Instituto Psiconsciência, Pesquisa, Serviços e Neuropsicologia Aplicada (institutopsi.org), ONG portuguesa constituída em 2017, intrinsecamente vinculada à TV PSI. Dirige também a ONG homônima brasileira, constituída em 2024.
No âmbito da Saúde Mental, além da Psicanálise, capacitou-se em Psicologia Transpessoal, Bioenergética, Neurociência Cognitiva e Psicologia Budista Tibetana. É instrutor de Mindfulness, qualificado pela Escola de Mindfulness O Caminho do Coração Presente. Hoje atua com atendimentos clínicos oniline e na prestação de serviços de perícia técnica e assistência judicial, bem como de consultoria a empresas, entidades educacionais, associações privadas e órgãos governamentais, por meio da empresa brasileira PP&CP Psicologia, Clínica, Educação e Consultoria Ltda.
Foi um dos pioneiros na difusão do pensamento holístico em sua origem, com participação ativa na implantação da UNIPAZ, universidade onde ministrou vários cursos destinados a agentes de instituições oficiais, tendo participado de seus colegiados transdisciplinar e de administração do campus em Brasília, além de assessorar o Reitor Pierre Weil na elaboração de convênios e outros contratos, bem como na condução dos assuntos jurídicos em geral. Nessa trajetória, que inclui sua participação direta nos acordos legais de transferência de tecnologia Brasil-Índia, nas áreas de Fitoterapia e Ayurveda, teve a oportunidade de estudar na M.I.U. e de visitar outros centros científicos de referência, sobre diferentes técnicas de meditação e de psicologia budista tibetana.
Em função de tais atividades, trabalhou pessoalmente com alguns dos mais conhecidos ícones do estudo holístico e transpessoal, como Deepak Chopra, Jonh Pierrakos, Jean-Yves Leloup e Fritjof Capra, entre outros. Trabalhou também diretamente com S. S. Sri Mataji Nirmala Devi, em uma de suas viagens ao Brasil, e foi recebido, em visita exclusiva na residência oficial, por S. S. o Dalai Lama, em Dharamsala.
Dentre os muitos cargos públicos que ocupou, foi assessor do Governador do Estado do Rio de Janeiro e Supervisor da Companhia Brasileira de Alimentos do Ministério da Agricultura; Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente no Governo do Distrito Federal. Criou e estruturou a Assessoria Parlamentar Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Além das inúmeras funções exercidos no Senado, foi Chefe de Gabinete da Liderança do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Trabalhou para S. S. Maharishi Mahesh Yogi, como um dos precursores no reconhecimento legal e científico da Meditação Transcendental no Brasil e suas aplicações nas políticas públicas, desde os primeiros anos da década de 1980.
Contribuiu ativamente para a instituição das Práticas Complementares Integrativas no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), assim como na redação e implantação do Estatuto da Criança do Adolescente e de inúmeros outros diplomas em sua vasta produção legislativa.