Um estudo recente realizado pela epharma revela uma tendência em ascensão entre os brasileiros em relação ao cuidado com o bem-estar emocional. Este fenômeno se traduz em um notável aumento de 88,4% na venda de medicamentos destinados ao tratamento da saúde mental entre os beneficiários do Programa de Descontos em Medicamentos (PBM), em 2023, em comparação com o ano anterior.
Segundo essa análise, os fármacos mais solicitados foram, em ordem de preferência, Escitalopram, Sertralina, Clonazepam, Venlafaxina e Fluoxetina. Tal aumento nas vendas indica uma maior preocupação com transtornos como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, condições que não apenas afetam o indivíduo em sua esfera íntima, mas também exercem um impacto significativo em sua vida social e profissional.
O crescimento de 73,34% nas vendas de medicamentos antidepressivos lidera essa estatística, seguido por ansiolíticos (71,4%) e medicamentos para síndrome do pânico (48,87%), evidenciando-se como as principais preocupações em termos de saúde mental entre os brasileiros atualmente.
Wilson Oliveira Junior, diretor de Negócios e Operações da epharma, destaca a relevância desses dados: “As doenças mentais representam um dos maiores desafios para a saúde pública. Este levantamento não apenas evidencia um aumento nos cuidados com a saúde mental, mas também ressalta a promoção do bem-estar, o qual tem um impacto positivo em diversos aspectos do dia a dia das pessoas”, finaliza.